quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Truques caseiros para perder peso

Para uma dieta ter efeito, o ideal é eliminar 500 calorias extras diariamente. Se isto parece um sacrifício, não se assuste. Algumas pequenas mudanças na rotina podem enxugar o excesso de calorias sem aumentar a fome. Confira os melhores truques, escolhidos pela Associação Dietética Americana e o site WebMD, e adote um a cada dia para perder até quatro quilos em um mês:

Coma mais em casa - Fazer cinco ou mais refeições por semana em casa é o segredo do sucesso de muitos magros, afirma uma pesquisa feita pelo "Consumer Reports", nos Estados Unidos. Além de comer porções menores e usar menos ingredientes que engordam, como óleo e manteiga, quem janta em casa com frequência come menos alimentos de uma vez, o que ajuda a estimular a saciedade.

Vire vegetariano algumas vezes por semana - Os vegetarianos costumam ser 20% mais leves do que quem come carne com regularidade, indica um estudo da Organização Mundial de Saúde. Uma dieta vegetariana equilibrada contém muitas fibras, que melhoram a digestão e diminuem a sensação de fome. Trocar o bife pela carne de soja, lentilha, grão de bico e feijão fornece nutrientes e mantêm o apetite controlado por mais tempo.

Mexa-se de maneira fracionada - Se a ideia de cortar alimentos é desanimadora, que tal queimar mais calorias diariamente? Não é preciso malhar uma hora seguida. Caminhar durante 20 minutos, Cuidar do jardim durante 25 minutos, Correr por 10 minutos ou limpar a casa por meia hora ajudam a gastar 100 calorias.

Pratique ioga semanalmente - Adeptos da ioga costumam ser mais magros, de acordo com o "Journal of the American Dietetic Association". Segundo pesquisadores, o segredo não está na mudança da dieta, mas no efeito que a prática tem no humor. Os praticantes costumam ser menos ansiosos, têm mais facilidade para reconhecer a sensação de fome e comem menos quando estão chateados ou estressados.

Durma mais - Uma boa noite de sono pode ajudar a emagrecer até 8 quilos por ano, indica uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan. Dormir bem diminui a ansiedade e ajuda a controlar dois hormônios - a leptina e a grelina - responsáveis por abrir o apetite e diminuir a sensação de saciedade.

Controle a quantidade de álcool - Depois da primeira taça de vinho ou de uma lata de cerveja o corpo fica 70% menos eficiente para queimar gordura. O efeito dura até 24 horas e pode estancar o processo de emagrecimento, principalmente daqueles que querem perder os últimos dois ou três quilos. Além disso, a bebida alcoólica diminui a inibição e estimula a vontade de beliscar.

Escolha as pizzas mais saudáveis - Pizza não é proibido, mas para economizar até 200 calorias por fatia, o ideal é trocar as carnes embutidas pelas coberturas vegetarianas. Pizzas de shitake, tomate, alcachofra e pimentão contêm mais fibras e ajudam a controlar a fome. Opte também pela massa fina ou finíssima para economizar mais 100 calorias.


Coma bem devagar - Pode reparar: quem é magro costuma comer lentamente e tem o hábito de repousar os talheres entre as garfadas. Para emagrecer, o segredo é demorar, pelo menos, 20 minutos para terminar o prato. Este é o tempo que o cérebro demora para entender que está satisfeito.

Comece pela sopa - Tanto faz se ela é quente ou fria. Um prato de sopa antes das principais refeições reduz a ingestão de cerca de 150 calorias diariamente. Por ser líquida, ocupa espaço no estômago e estimula a saciedade. Na hora de comer a carne ou o arroz, é bem provável que você coma 20% menos, indica um estudo feito pela Escola de Medicina de Harvard. Só evite os ingredientes pesados e calóricos como creme de leite, leite, batata ou milho.

Nenhum comentário: